Dicas para trabalhar remotamente em sua casa

Recentemente e não pelos melhores motivos, devido ao surto COVID-19, muitos funcionários estão neste momento a trabalhar remotamente a partir de casa.

Para muitas pessoas vai ser uma novidade e para muitos a adaptação pode ser demorada pois encontram-se no conforto das suas casas e tem de saber gerir o seu tempo. De modo a ajudar as pessoas nesta situação, o objetivo deste artigo é dar algumas dicas para conseguir gerir o seu tempo e focar no trabalho sem distrações.

Aqui ficam algumas dicas:

  • Manter a rotina diária

Faça exatamente como faz diariamente para ir para o seu trabalho mas desta vez, a partir de casa. Não altere nenhum dos seus hábitos matinais. É importante manter está rotina porque vai ajudar a focar no seu trabalho e a ser mais produtivo.

  • Aproveitar o tempo que era da deslocação e o tempo morto durante o dia

Ao longo do dia poderá existir várias vezes tempos mortos ou de menos produtividade por vários motivos. Aproveite estes tempos para realizar outras tarefas que necessite independentes do trabalho. Isto irá fazer com que no final do dia lhe sobre mais tempo para outras atividades.

  • Defina o seu espaço de trabalho e lazer

Se possível, tente separar estes dois locais. Isto irá fazer com que não se distraia tão facilmente e não passe tanto tempo no mesmo espaço.

  • Manter-se sempre disponível e contactável

Poderá ter de ser solicitado a qualquer momento, por isso é importante definir um meio pelo qual todos os trabalhadores comunicam e ter sempre por perto o seu dispositivo para poderem entrar em contacto consigo.

  • Definir objetivos

Defina metas/objetivos de trabalho realistas e procure organizar os seus dias da melhor maneira. Assim terá o seu trabalho sempre bem organizado. Procure realizar as tarefas mais complicadas pela manhã que é a altura que está com mais energia.

  • Praticar exercício físico

É importante manter a atividade física, para o corpo e para a mente. Não precisa de equipamentos ou sair à rua para praticar exercício. Aproveite algum local mais amplo que tenha em casa e faça alongamentos ou algum outro exercício que seja do seu agrado. Mas acima de tudo, faça exercício.

  • Dê tempo à sua família e desconecte-se do mundo tecnológico

Após um dia ligado à tecnologia, está na hora de desligar desse mundo e dar tempo aos seus e descansar a sua cabeça. Jogos em família, um filme ou até mesmo conversarem entre si, são os melhores conselhos que lhe podemos dar. Aproveite este tempo e dedique tempo a quem realmente importa.

Comments are closed.