A 1 de julho de 2017, o que muda com o novo SAFT 1.04?

A partir do próximo dia 1 de julho, será apresentada uma nova versão do SAFT, o que poderá implicar algumas mudanças no seu dia-a-dia.

A Portaria n.º 302/2016, de 2 de dezembro estipula que, a partir dessa data, o SAFT, ou seja, o ficheiro utilizado para comunicar a sua faturação à AT, passe a incluir mais tipos de documentos, o que impossibilitará a sua edição ou eliminação assim que terminados.

Estas são então as principais mudanças desta versão 1.04 do SAFT que afetarão os softwares de faturação. No que concerne aos softwares de contabilidade, as alterações estendem-se ainda a novas taxonomias.

Há também que referir que este novo SAFT 1.04 passa a incluir todos os documentos relacionados com a Conferência de Mercadorias, com o Controlo Interno ou com a Prestação de Serviços. Em suma, são todos os documentos pertencentes à categoria “Working Documents”.

Orçamentos, Ordens de Serviço, Notas de Encomenda, Faturas Proforma, Guias de Devolução são os documentos que passarão obrigatoriamente a ser incluídos nesta comunicação.

No OfficeGest, esta nova versão do SAFT 1.04 será imediatamente disponibilizada a partir do próximo dia 1 de julho, pelo que não terá de se preocupar com qualquer atualização. Como o OfficeGest sempre se destacou pelo facto de garantir todas as regras de conformidade, tal significa que, operacionalmente, nada mudará.

Comments are closed.